COMO CRIAR

E EXECUTAR UMA AGENDA CLIMÁTICA

Um guia de tendências, cases e insights para empresas que buscam compreender as transformações nos negócios decorrentes da urgência climática e inovar a partir disso


A 1ª edição da série Estudos B mostra como a urgência climática está mudando as regras do jogo e quais são as principais movimentações no Brasil e no mundo em busca de um futuro carbono zero.


Você vai entender os sinais que evidenciam que o ambiente de negócios está em transformação em razão da emergência climática e seus desmembramentos.


Estudos B #1 também traz histórias de empresas que mostram como inovar e criar diferenciais competitivos nesse contexto.

Baixe gratuitamente este material:

Seus dados estão protegidos conosco.

O que você vai descobrir no Estudo #1:

As principais movimentações globais e nacionais em torno da agenda climática.
Tendências e conceitos relacionados à agenda climática.
8 cases de empresas B que inovam e se fortalecem ao criar ações e até modelos de negócio baseados no impacto socioambiental e na busca por um sistema econômico mais sustentável e com mais justiça climática.
Os principais desafios da agenda climática brasileira e os setores-chave das causas ambientais no país.
Tendências e oportunidades para empresas interessadas em gerar impacto ambiental positivo.
As demandas e esperanças das novas gerações em relação ao clima.

Navegue por algumas páginas:

Por que ler esse material?

Ainda que a urgência

climática venha sendo alertada há décadas pela comunidade científica, foi apenas nos últimos anos que a ideia de que o modelo econômico atual é insustentável e está colapsando a vida na Terra começou a ser levada a sério pelo mercado.

Nesse contexto, novos mercados surgem, empresas tradicionais se reinventam, startups nascem para resolver problemas reais e a urgência climática passa a se tornar a base dos planos de longo prazo de cidades, estados, países e blocos econômicos.

Movimentos como Sistema B, Capitalismo Consciente, Pacto Global, 1% for the Planet, entre outros, reúnem comunidades de empresas que entendem que precisam ser protagonistas de uma mudança sistêmica na forma como fazem negócios.

E essas mudanças também podem ser percebidas nas demandas dos consumidores:

De acordo com uma pesquisa global da Deloitte:

42%

dos consumidores mudaram seus padrões de consumo por conta de preocupações com as mudanças climáticas.

65%

dos consumidores esperam que os executivos das empresas se envolvam em problemas sociais e ambientais.

58%

dos consumidores querem que as empresas mudem suas práticas e se posicionem de forma mais ambientalmente responsável.

Sobre o ESTUDO #1

Estudos B é uma publicação do site A Economia B, projeto jornalístico que surgiu com a ideia de contar histórias de pessoas e empresas engajadas nas pautas da nova economia.

A série de relatórios especiais Estudos B é um canal para aprofundarmos temas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, ESG e o papel das empresas e da sociedade civil na construção do futuro.


Esta edição foi desenvolvida a partir da cobertura da primeira Cúpula Global do Clima organizada pelo B Lab e seus parceiros internacionais. A agenda brasileira do evento, sob a curadoria do Sistema B Brasil, teve mais de 20 horas de programação e 40 palestrantes.

Foi uma imersão de três dias nos temas mais relevantes da atualidade no que diz respeito à busca pela justiça climática e o papel do setor privado nessa missão.


LEIA O ESTUDO B #1